Manual do Sistema da Ouvidoria

Entenda para que serve cada processo que você pode solicitar ou utilizar dentro da nossa ferramenta

Reclamação

Reclamação: Demonstração de insatisfação relativa à prestação de serviço público e à conduta de agentes públicos na prestação e na fiscalização desse serviço.

Elogio

Demonstração de reconhecimento ou satisfação sobre o serviço público oferecido ou o atendimento recebido.

Sugestão

Apresentação de ideia ou formulação de proposta de aprimoramento de serviços públicos prestados por órgãos e entidades da administração pública municipal.

Solicitação

Pedido para adoção de providências por parte dos órgãos e das entidades da administração pública municipal. Deve conter um requerimento de atendimento ou serviço. Pode ser utilizada para comunicar problemas.

Simplifique

Reclamações, denúncias e solicitações propriamente ditas relativas à simplificação de serviços públicos.

Denúncia

Ato que indica a prática de irregularidade ou de ilícito cuja solução dependa da atuação dos órgãos apuratórios competentes. Envolve a comunicação de infrações disciplinares, crimes, prática de atos de corrupção, má utilização dos recursos públicos ou improbidade administrativa que venham ferir a ética e a legislação, bem como as violações de direitos. A investigação e repressão a esses atos ilícitos depende da atuação dos órgãos de apuração, a exemplo das auditorias, corregedorias, comissões de ética, controladorias, tribunais de contas, órgãos policiais e Ministério Público.

Acesso à informação

O Acesso à Informação garante o direito constitucional de todos os cidadãos de obterem informações públicas de forma ágil, transparente e acessível. A lei de acesso à informação permite ao cidadão requisitar conteúdos de seu interesse, sem a necessidade de motivo ou justificativa, bastando requisitá-las. Esta solicitação deverá ser respondida dentro dos prazos legais previstos.

Acesso rápido

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